Guia

Como estudar na faculdade com bolsa de estudo

Tenha em mãos um guia completo de como ingressar na faculdade com bolsa de estudo por meio de programas do governo.

Bolsa de Estudos: Descubra o que é e entenda como conseguir

Se algum dia já passou pela sua cabeça desistir da graduação superior por não ter condições financeiras para investir no seu futuro, esqueça! Já faz tempo que essa não é mais a maior pedra no caminho de quem sonha em fazer uma faculdade. 

Isso porque a bolsa de estudos já é uma realidade em nosso país e, portanto, é também uma alternativa para você dar o primeiro passo rumo à uma carreira brilhante que te espera.

Continue lendo este post para saber mais sobre a bolsa de estudos, os tipos de bolsa e como conseguir a sua. Vamos lá? 

Afinal, o que é bolsa de estudos?

A bolsa de estudos é um desconto no valor da mensalidade da faculdade, oferecido por instituições de ensino. Ou seja: É um atalho que te ajuda a conquistar o tão sonhado diploma através de um desconto que torna os estudos algo acessível a todos. 

O desconto que é oferecido pelas instituições de ensino pode variar, sendo parcial ou total. Isso significa que a bolsa de 100% de desconto, por exemplo, também é uma possibilidade para você. Bom demais, não é mesmo?

Pois bem, agora que você já sabe o que é uma bolsa de estudos, vamos falar sobre os tipos de bolsa.

Os tipos de Bolsa de Estudos

Antes de falarmos dos tipos de bolsa de estudos, talvez você esteja se perguntando: as bolsas são válidas para as faculdades particulares ou públicas? E a resposta é: para as duas.

Embora as instituições de ensino públicas não contem com uma mensalidade, existem outros custos que o aluno tem para poder estudar como alimentação, transporte, materiais em alguns cursos específicos, etc. Neste caso, a bolsa contribui para que o estudante não precise abrir mão dos estudos apesar dessas dificuldades.

Já nas particulares, o papel da bolsa fica ainda mais evidente visto que, além dos custos como transporte e alimentação, também é necessário arcar com a taxa mensal do valor do curso. 

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da sociedade como um todo, as bolsas de estudos se dividem em várias vertentes e algumas delas são: 

  • acadêmicas (as bolsas direcionadas para alunos com excelente desempenho nos estudos ou para os que participam internamente de projetos científicos ou de monitoria)
  • esportivas/artísticas (oferecidas para aqueles que fazem parte dos times da faculdade ou se destacam de alguma forma em modalidades artísticas)
  • econômicas (direcionadas às pessoas de baixa renda)
  • descontos gerais (as bolsas direcionadas em forma de desconto para alunos com perfis variados).

Além de ser um benefício por si só, a bolsa de estudos ainda se preocupa em oferecer o máximo de possibilidades ao estudante, por isso algumas contam com mais um empurrãozinho que vou revelar para você em seguida.

Quem patrocina a bolsa de estudos?

Agora que você já aprendeu sobre o que é a bolsa de estudos e conheceu alguns tipos de ajuda que elas oferecem, precisamos falar sobre quem libera esses benefícios para você. Certo?

Portanto, não podemos deixar de citar o governo brasileiro. Atualmente, a maior parte das bolsas que estão disponíveis são ofertas através de recursos públicos e um dos maiores exemplos é o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Provavelmente você já ouviu falar do ProUni, mas caso não esteja lembrado, estamos falando de um programa que disponibiliza bolsas integrais e de 50% para estudantes de baixa renda que têm o objetivo de estudar em uma instituição de ensino particular (privada).

Para participar do ProUni você precisa atender a alguns pré-requisitos como escolher uma instituição credenciada e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior ao que você pretende ingressar na faculdade.

Também é necessário se cadastrar no Portal de Inscrição do ProUni e ficar de olho nos resultados para saber se você foi ou não beneficiado.

Além do ProUni, existem as bolsas oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Esta é direcionada para programas de mestrado e doutorado, intercâmbios e outros.

Podemos citar, ainda, as bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Esse Conselho contribui, principalmente, com auxílios para pesquisas científicas.

 

Bolsa de Estudos nas Faculdades

Quando falamos que a bolsa de estudos é um empurrãozinho para você não abrir mão do seu sonho, estávamos falando sério. Pois além das oferecidas pelo governo brasileiro, você ainda tem as bolsas de estudos ofertadas pelas próprias faculdades e universidades. Ou seja, são infinitas possibilidades para você tomar essa decisão tão importante em sua vida. 

No caso das bolsas oferecidas pelas faculdades, os critérios de seleção podem variar ainda mais, bem como os valores dos auxílios. Em algumas delas será levado em consideração as suas condições de forma mais particular como a sua renda, as atividades que você realiza na instituição e por aí vai.

Percebe porque as bolsas são tão importantes?

Existem, ainda, as bolsas estaduais. No Espírito Santo, por exemplo, tem o Nossa Bolsa. Trata-se de um programa do governo estadual que oferece bolsas de estudos de até 100% em instituições de ensino privadas para alunos advindos de escolas públicas.

A bolsa integral, ou seja, de 100% de desconto no valor da mensalidade, é destinada ao candidato cuja renda mensal por pessoas do grupo familiar seja igual ou inferior a um salário mínimo. 

Já a bolsa parcial, que corresponde a 50% de desconto no valor da mensalidade, é voltada para aquele candidato cuja renda mensal por pessoa do grupo familiar seja de até três salários mínimos.

Para participar é simples, na mesma linha do ProUni. Você precisa atender a alguns pré-requisitos como escolher uma instituição credenciada e fazer a prova do Enem. Também é necessário que você se cadastre no site do Nossa Bolsa e acompanhe os resultados por lá para saber se foi um beneficiado.

Rolar para cima